quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Reunião em memória da Dra. Zilda Arns

O tema para reflexão da nossa reunião de orações do dia 26 de fevereiro de 2010 será a vida e o pensamento da Dra. Zilda Arns. A criadora da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso esteve sempre empenhada na luta por justiça social.
O tema de reflexão será o seguinte trecho da última palestra desta querida brasileira:

"A boa notícia, transformada em ações concretas, é luz e esperança na conquista da paz nas famílias e nas nações. A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor, que tem suas raízes na gestação e na primeira infância, e se transforma em fraternidade e responsabilidade social.
A paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas da busca do bem comum, que aprendemos com nosso mestre Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).
Espera-se que os agentes sociais continuem, além das referências éticas e morais de nossa Igreja, a ser como ela, mestres em orientar as famílias e comunidades, especialmente na área da saúde, educação e direitos humanos. Deste modo, podemos formar a massa crítica das comunidades cristãs e de outras religiões em favor da proteção da criança desde a concepção, e mais excepcionalmente até os seis anos, e do adolescente. Devemos nos esforçar para que nossos legisladores elaborem leis e os governos executem políticas públicas que incentivem a qualidade da educação integral das crianças e saúde, como prioridade absoluta.
........
Como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, sabemos que força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade. Todo esse caminho necessita de comunicação constante para iluminar, animar, fortalecer e democratizar nossa missão de fé e vida. Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quanto a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças.
Não é por nada que disse Jesus: “… se vocês não ficarem iguais a estas crianças, não entrará no Reino dos Céus” (MT 18,3). E “deixem que as crianças venham a mim, pois deles é o Reino dos Céus” (Lc 18, 16).
..........
Os resultados do trabalho voluntário, com a mística do amor a Deus e ao próximo, em linha com nossa mãe terra, que a todos deve alimentar, nossos irmãos, os frutos e as flores, nossos rios, lagos, mares, florestas e animais. Tudo isso nos mostra como a sociedade organizada pode ser protagonista de sua transformação. Neste espírito, ao fortalecer os laços que ligam a comunidade, podemos encontrar as soluções para os graves problemas sociais que afetam as famílias pobres.
Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los."


O texto completo está disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u678942.shtml

A reunião será ao meio-dia na sala dos assessores da Biblioteca do Senado Federal.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Aconteceu a Reunião Devocional

A Reunião Devocional prevista para todos os dias Independência/Istiqlál, sextas-feiras no calendário gregoriano, teve sua primeira realização hoje, 13 de Domínio de 166 da E.B. ou 19 de fevereiro de 2010.
A reunião ocorreu em um clima de profunda espiritualidade, e teve como tema para reflexão o seguinte texto de Abdu´l-Bahá:
“Quanto à diferença entre a civilização material, que agora prevalece, e a civilização divina, a qual será um dos benefícios destinados a emergir da Casa de Justiça, ela é esta: a civilização material, mediante o poder de leis punitivas e retaliatórias, refreia o povo de atos criminosos. Não obstante isso, embora proliferem continuamente as leis de represália para punir o homem, como podeis ver, nenhuma lei existe para recompensá-lo. Em todas as cidades da Europa e da América, imensos prédios têm sido erigidos para servir de cárceres para os criminosos.
A civilização divina, entretanto, de tal modo treina cada membro da sociedade, que ninguém, exceto um número insignificante, tentará cometer crime. Há, assim, grande diferença entre a prevenção do crime por meio de medidas violentas e retaliativas, e a prevenção por meio de tal educação, de tal iluminação, de tal espiritualização, que o povo, sem medo de castigo ou vingança iminentes, evitarão todo e qualquer ato criminoso. Virão a considerar, de fato, a própria perpetração de crime como grande desgraça e, em si, o mais severo dos castigos. Tornar-se-ão enamorados das perfeições humana e a consagrarão suas vidas àquilo que possa trazer luz ao mundo e promover as qualidades que sejam aceitáveis no Santo Limiar de Deus.”

Participaram da reunião a Sra. Ivanilde, o Sr. Washington Araújo, a Sra. Maria Cláudia Drummond e o Ronald.
Ficou previsto que na próxima reunião o tema será o trabalho e o pensamento da Dra. Zilda Arns.
Foi perceptível na reunião a vibração espiritual das bençãos da Abençoada Perfeição e a certeza de que isto influenciará positivamente os trabalhos desta Casa Legislativa, tão importante para a sociedade.

13 de Mulk/Domínio de 166 da Era Bahá´í - Primeira reunião devocional

A primeira reunião devocional no Congresso Nacional será hoje, 19 de fevereiro de 2010 no calendário gregoriano ou 13 de Mulk/Domínio de 166 da Era Bahá´í, na Sala dos Assessores, na Biblioteca do Senado Federal.
O horário será das 12h as 12h30min.
Presenças confirmadas de Maria Cláudia Drummond, Tom Araújo e Ronald Pinto.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Deus é o mais Glorioso

Quando? Onde?

Todas as sextas, encontro para orações ao meio dia em local a definir.
Encaminhe sua proposta e o email para convidar os participantes.